Já imaginou ver suas fotos no orkut de outra pessoa que está se passando por você? Isso aconteceu com todas essas meninas...
Imagine só chegar em casa, navegar pelo Orkut e, de repente, se deparar com uma você que não é você! Pior, além de o perfil não ser seu, alguém usou sua imagem e montou com seu rosto em fotos pornográficas para criar um fake.Bate um desespero só de pensar, certo? Pois isso aconteceu de verdade com Luiza Lana Castro, uma mineira de Itabira, de 15 anos, que teve o seu perfil clonado e a sua reputação ameaçada.
“Fiquei super assustada. Primeiro por ver aquelas fotos e, depois, quando vi que tinha algumas pessoas realmente achando que a garota daquelas fotos era eu”, conta Luiza. Ela lembra que, nas imagens, a garota aparecia sozinha e com um homem, sempre sem mostrar o rosto. “Na hora que vi, entrei em pânico!”
Luiza lembra que descobriu tudo por acaso. “Entrei no perfil de um amigo meu e vi, na seção de amigos em comum, duas de mim. Entrei no perfil falso e, no álbum, tinha fotos minhas e mais as fotos pornôs”, recorda.
“Para quem não me conhece, aparentemente, a garota da foto seria eu!” O pior, segundo ela, foi ver que na lista de ‘amigos’ do perfil fake havia vários de seus amigos. “Ela os adicionou como se fosse eu. Como se eu tivesse criado um orkut novo, sabe?”
Depois desse sufoco, o fake conseguiu ser excluído. Mas, assim como Luiza, a carioca Lorena Moraes, de 17 anos, e a baiana Alana Brandão, de 15, também passaram pelo desagradável e assustador incômodo de ser clonada e quase que difamada pelo orkut.
Lorena teve a foto principal de seu perfil roubada e utilizada por um perfil falso que tinha, no álbum, fotos de mulheres peladas. Ainda bem que o fake teve o azar de adicionar amigos verdadeiros e muito próximos da Lorena. “Foram eles que me avisaram. Aí, ficaram me zoando ainda”.
Na época, Lorena tinha 15 anos, mas não se desesperou porque as fotos eram de mulheres peladas que saem em revistas, nada confundíveis com ela, mas sua mãe, Lorena, ficou preocupada. “Ela ficou superbolada, mica. Eu nãoeio neurót liguei muito porque estava claro que aquele perfil não era meu. Fora que meus amigos, quando descobriram, começaram a xingar lá na página de recados do fake”, lembra Lorena, que, a pedido da mãe, até pensou em contatar o Google, mas acabou deixando para lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário