Ao relembrar o ano cinematográfico que chega ao fim, a conclusão a que se chega sobre o que passou nos cinemas é que 2010 foi um ano bom, nada de espetacular ou bombástico.
Nação verde e amarela
Com certeza o filme que marcou 2010 foi ‘Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora É Outro’. Coronel Nascimento nocauteou a concorrência e fez do longa o mais assistido no Brasil. O sucesso é merecido e aqui ficam os parabéns ao diretor José Padilha, Wagner Moura e companhia que conseguiram de forma excepcional, falar sobre um tema atual, a violência no Rio de Janeiro, sem deixar de lado o entretenimento do espectador.
Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora É Outro
Por falar em cinema nacional, outras produções que merecem destaque são os sensacionais ‘Olhos Azuis’ e ‘Cabeça a Prêmio’, ‘As Melhores Coisas do Mundo’ e o documentário ‘Uma Noite em 67’. 2010 também será lembrado como o ano espírita do cinema, já que três produções sobre essa doutrina religiosa marcaram fortíssima presença nos cinemas: ‘Chico Xavier’, ‘Nosso Lar’ e ‘As Cartas Psicografadas de Chico Xavier’. Dos três quem se saiu melhor foi o primeiro ao contar a história do médium que deu alento a tantas pessoas.
Outros filmes brasileiros não deram tanta sorte nas telas. ‘Segurança Nacional’, ‘Federal’ e ‘400 Contra 1 - Uma História do Crime Organizado’ se enveredaram pelo gênero de ação, mas só deram vexames. Isso sem contar a cinebiografia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: ‘Lula, o Filho do Brasil’. Numa tentativa de ser um novo ‘2 Filhos de Francisco’, o longa não passa de um drama raso e esquecível.
Segurança Nacional
Gringos na área
Das centenas de filmes que desembarcaram no Brasil, talvez o qual fez mais barulho tenha sido o original e embasbacante ‘A Origem’. O cineasta Christopher Nolan fez todo mundo viajar e quebrar a cabeça com o mundo de sonhos dentro de sonhos no qual o atormentado ladrão Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) se mete. DiCaprio também viveu outro perturbado personagem no intrigante ‘Ilha do Medo’, aquele tipo de filme que vale ser visto duas vezes por causa dos detalhes da trama.
A Origem
Dramas com toques de suspense e com roteiros bem elaborados foram representados por ‘O Escritor Fantasma’, de Roman Polanski, ‘Os Homens que Não Amavam as Mulheres’ e ‘O Segredo dos Seus Olhos’. Este último, estrelado pelo queridinho da Argentina, Ricardo Darín, levou o Oscar de filme estrangeiro. Darín apareceu também no surpreendente ‘Abutres’, que tentará uma vaga no Oscar do ano que vem.
O gênero de ação deu as caras em bons filmes como ‘Salt’, ‘Kick Ass - Quebrando Tudo’, ‘RED - Aposentados e Perigosos’, ‘Homem de Ferro 2’, ‘Zona Verde’ e ‘Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo’. Os filmes de ação misturados com comédia apareceram nos medianos ‘Uma Noite Fora de Série’ e ‘Par Perfeito’ e no inexplicavelmente menosprezado ‘Encontro Explosivo’. Tom Cruise e Cameron Diaz vieram ao Brasil promover o filme. O tom de comédia aliada a incríveis sequências de ação valem uma conferida para quem não viu a produção no cinema.
Salt
Sylvester Stallone voltou e fez as pazes com o sucesso no divertido ‘Os Mercenários’. Se Stallone se deu bem, uma que precisava desaparecer por uns tempos é Jennifer Aniston. Ela, sempre encarnado o mesmo tipo de personagem em comédias românticas merece ser esquecida nos insossos ‘Caçador de Recompensa’, ‘O Amor Acontece’ e ‘Coincidências do Amor’. Mas o gênero não sai desmerecido por causa de Aniston graças aos deliciosos ‘Juntos Pelo Acaso’ e ‘Amor à Distância’.
As franquias milionárias tiveram seu especo graças a legião de fãs que as segue, que o diga Robert Pattinson e Kristen Stewart em ‘A Saga Crepúsculo: Eclipse’ e na passagem pelo Brasil. Os dois causaram rebuliço no Rio de Janeiro durante as filmagens de ‘Amanhecer - Parte 1’, quarto capítulo da história de amor de Edward e Bella. Já em seus filmes solos, Rob e Kristen não tiveram a mesma força como comprovaram em ‘Lembranças’ e ‘The Runaways - Garotas do Rock’.
A Saga Crepúsculo: Eclipse
Os fãs de Harry Potter compareceram em peso nos cinemas para conferir ‘Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1’, que deu início a derradeira aventura do bruxo. Além disso, teve ‘As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada’.
Recordar é viver
2010 foi uma viagem ao passado, mais precisamente aos anos 80 com a refilmagem ‘Karate Kid’, a adaptação de seriado ‘Esquadrão Classe A’ e as continuações ‘Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme’ e ‘Predadores’. Até MacGyver apareceu, mas em forma de sátira no desnecessário ‘Corram que o Agente Voltou’, saído de um esquete do humorístico ‘Saturday Night Live’. ‘Machete’ entra na lista em função do estilão, saído dos filmes de ação daquela década.
Karate Kid
A farsa do 3D
Em 2009, ‘Avatar’, de James Cameron ficou responsável por colocar os filmes em três dimensões de novo na crista da onda. O sucesso da aventura fez com que Hollywood começasse uma corrida contra o tempo para produzir longas em 3D e assim matar a ânsia do público por assistir a filmes com os óculos especiais. Nessa moda a granel, a solução encontrada pelos estúdios foi a conversão de filmes em 2D para 3D. A exceção foi ‘Resident Evil 4: Recomeço’, que foi filmado com câmeras 3D.
Resident Evil 4: Recomeço
O que se viu este ano foi uma enxurrada de filmes convertidos que nem precisariam ser vistos com os óculos. A profundidade de campo e os efeitos que saltam da tela ficaram pouco perceptíveis. As animações são um grande exemplo disso. O 3D não fez diferença em ‘Toy Story 3’, ‘Shrek Para Sempre’, ‘Como Treinar o Seu Dragão’ e ‘Megamente’. Quanto ao live action, ‘Fúria de Titãs’ também não teve um bom resultado de conversão.
A única certeza é que muita gente pagou caro para ver filme em 3D quando podia ficar com a versão em 2D sem preocupação. ‘Tron - O Legado’ é esteticamente belíssimo, mas o 3D não acrescentou nada e algumas cenas dele inclusive são em 2D. Os que se saíram razoavelmente bem foram ‘A Lenda dos Guardiões’, ‘Meu Malvado Favorito’, ‘Alice no País das Maravilhas’, apesar do filme ser deplorável, ‘Jogos Mortais - O Final’ e ‘Jackass 3D’. Esses dois, um exercício de resistência àqueles com estômagos fracos.
Tron - O Legado
Para encerrar a retrospectiva, nada melhor do que entrar no clima de celebração com a temporada de entrega de prêmios que começa a esquentar agora em dezembro. Dos queridinhos das premiações já estrearam por aqui os já citados ‘A Origem’, as animações ‘Toy Story 3’ e ‘Como Treinar o Seu Dragão’e ainda a hilária comédia ‘Minhas Mães e Meu Pai’, o impecável ‘Atração Perigosa’ e o bam bam bam ‘A Rede Social’. Agora é abrir o espumante e se preparar para o que vem em 2011!
Nenhum comentário:
Postar um comentário