sexta-feira, 29 de abril de 2011

Deborah Secco : “Aprendi a dizer não”

Atriz desde os 8 anos, Deborah Secco quase não conhece a palavra descanso. Aos 31, soma 20 novelas, 11 peças teatrais, oito longas-metragens e rouba a cena em Insensato coração como a espalhafatosa Natalie. Em cartaz no cinema, bate recorde de bilheteria na pele da garota de programa Bruna Surfistinha. E, no tempo livre, quando não está se desdobrando na ponte Rio — BH para ver o marido, o jogador Roger, faz dieta e malhação para manter o corpo invejável

Fábio Bartelt

A linha que separa a mulher sensual da menina romântica é sutil em Deborah Secco. Dona de posições firmes, que transmite com suavidade, ela ainda não se considera uma pessoa madura, mas sim em processo de amadurecimento. E, nessa busca, a profissional ocupa quase todos os espaços. Para viver a Natalie de Insensato coração, há um ano a atriz se entregou a uma reeducação alimentar e à malhação diária. O objetivo: um corpo definido, musculoso e magro. Não que antes ela já não tomasse cuidados com o físico. Há dez anos, desde que detectou um problema de tireoide que a fez ganhar alguns quilinhos, Deborah mantém uma rotina saudável com orientação de profissionais. A dieta é seguida à risca. Tanto que, ao chegar ao estúdio para a sessão de fotos de Marie Claire, ela já carregava a própria “marmita” de almoço: salada verde e quiche de ricota e espinafre. O sucesso do filme Bruna surfistinha, em que vive uma garota de programa, é outra referência que evidencia ainda mais ser este o momento especial da vida de Deborah. Aos 31 anos, a menina que, aos 8, começou fazendo publicidade; aos 10 encenou seu primeiro espetáculo, Brincando de era uma vez; e, aos 11, atuou em sua primeira novela, Mico preto, realizou muito cedo quase todos os seus sonhos: trabalhar como atriz, ser mocinha da novela das oito, ser vilã, fazer teatro e cinema, casar-se... (com o jogador Roger Flores, do Cruzeiro de Belo Horizonte). Talvez a maternidade seja o único script que não caiu em suas mãos. “Fora o fato de ainda não ter tido filhos, já vivi tudo o que sempre sonhei”, afirma Deborah. A seguir, a atriz fala sobre o seu momento atual.

“DEPOIS DA NOVELA, VOU TIRAR O LOIRO DO CABELO E TAMBÉM O MEGA HAIR”

Dieta

“Eu tenho uma nutricionista, Marcella Amar, e uma ortomolecular, Heloísa Rocha. No início era bem difícil, porque eu nunca tinha comido salada nem fruta e não bebia água! Só comia arroz, feijão, bife, batata frita, farofa e brigadeiro todos os dias. Ela começou me passando uma dieta radical, quase sem doces e carboidratos. Não deu certo: fiz uma semana e nunca mais. Depois, comecei a sentir necessidade de mudar e buscar coisas. Comprei uma fruta e descobri que era algo de que gostava. Aí ela foi organizando minha alimentação e dando dicas do que e quando comer. Por exemplo, manga é uma coisa para experimentar depois do treino, porque tem um alto índice glicêmico, é carboidrato. Brócolis e couve-flor posso comer no almoço e no jantar. Aprendi também a comer salada, mas com peixe não me satisfaz. Aí descobri a quiche, que é um pouco mais calórica, mas faz com que eu me sinta ingerindo uma refeição. Dentro disso, a gente estipulou um número de calorias diárias (1.600) e, a partir daí, vou construindo o meu cardápio, que não é o mesmo todos os dias porque minha rotina varia bastante. O mais importante que aprendi foi a comer de três em três horas, senão a glicemia abaixa e o corpo retém tudo que ingeri. Fiquei muito tempo sendo rigorosa com doce, à noite eu não comia. Hoje eu já me permito duas vezes por semana ou no final de semana. Mas consegui isso sem neurose, fui buscando o que eu gostava de comer. Passei a consumir algumas frutas, como manga e quiuí, mas não gosto de maçã e pera. Aprendi a congelar o morango e bater com gelatina, fica quase um sorvetinho. Vou criando coisas fáceis de fazer. Biscoitos de soja para mim são iguais a Cheetos e Fandangos, não muda nem o cheiro. Esquento brownie de proteína no microondas e misturo com yogoberry, é light e supersatisfaz aquela vontade de doce. Existem muitas opções. Minha preocupação era ingerir proteínas porque eu queria ganhar massa e acho que fiz isso de forma saudável, devagar, e de repente me vi comendo bem. Hoje evito carne vermelha porque sei que me dá sono, me tira energia e eu vou precisar.”

“NUNCA TINHA COMIDO FRUTA NEM SALADA. NEM SEQUER TOMAVA ÁGUA”

Malhação

“Faço exercícios seis vezes por semana. Há semanas que consigo fazer quatro vezes musculação e duas pilates. Em outras faço cinco dias de musculação e um de aeróbica. Vai pelo que o horário me proporciona. Pilates é mais difícil de adaptar porque a turma é cheia. Às vezes me resta a esteira e eu vou lá feliz, depois faço uma série de abdominal leve. Mas eu tenho essa disciplina de me exercitar seis vezes por semana. Meu objetivo é ganhar massa e ficar mais gostosona para a personagem. Por isso, meu treino de musculação está bem pesado e focado nos membros inferiores, bumbum e pernas, nos quais uso a carga máxima. Não malho braço, porque já são musculosos, mas eles acabam sendo trabalhados no pilates. Quando a novela terminar, não vou manter esse ritmo acelerado nem o mesmo objetivo, mas continuarei a praticar exercícios e a me alimentar bem — isso é algo que pretendo fazer pra sempre.”

“QUEM AMA DE VERDADE NÃO QUER QUE O OUTRO
SE ANULE”

Cabelo

“A tintura acabou com a raiz dos meus cabelos, por isso tomo muita vitamina. Tratamento não dá para fazer porque todos os medicamentos são à base de álcool e ele dissolve a cola que prende o mega hair. Assim que a novela terminar, voltarei a tomar os remédios. Mas, entre o filme e a novela, consegui ficar um ano sem mega hair. Para depois de Insensato coração, penso num visual neutro, a gente nunca sabe o que vem após as férias. Mas vou cortar, com certeza, e talvez parar de tingir, deixar a raiz castanha e as pontas claras. Quem sabe...”

“EU FAÇO MALHAÇÃO COM CARGA MÁXIMA PARA BUMBUM,
PERNAS E COXAS”

Bom momento

“Sem dúvida estou numa fase muito especial da minha carreira. Eu sempre falo que este é um período de colheita. Passei alguns anos esperando por esse papel que o Gilberto [Braga] estava escrevendo para mim, eu ainda estava fazendo A favorita e ele me reservou. E já tinha tudo isso na cabeça, essa personagem louca que é a Natalie. Depois, veio o filme. Acho que foi um ano em que era tudo muito meu, estava tudo junto na minha cabeça, na minha construção, uma coisa particular, e foi para fora junto. Acho bacana ter dois trabalhos que possibilitem ao público ver a diferença como atriz, na interpretação, na composição. Por mais que as personagens se pareçam na teoria, na prática são completamente diferentes.”

Casamento

“Infelizmente o meu trabalho não tem como ser feito lá [em Minas Gerais] e o dele não tem como ser feito aqui [no Rio]. E não me considero morando aqui nem lá, eu moro nos dois lugares. Os dias que posso dormir com o Roger, eu durmo. Ele também tem uma vida complicada, fica mais na concentração do que em casa.Mesmo que eu morasse com ele lá, não estaríamos juntos todas as noites. Acho que o amor não permite que você largue tudo. Se alguém te ama de verdade, nunca vai querer que se anule, porque te ama do jeito que você é, inteira. Se existe anulação, eu não chamo mais de amor. O amor, quando é genuíno, vence barreiras, distância, preconceitos, o que quer que seja. Quando amo de verdade, quero a pessoa inteiramente feliz, mesmo que ela não seja minha, mesmo que eu tenha de abrir mão dela, se for para a sua felicidade.”

“NÃO SOU PERFEITA, TENHO ESTRIAS. TAMBÉM
CHORO E SOFRO”

Maternidade

“Eu quero muito ser mãe e tenho certeza de que serei; se não for biológica, vou adotar. Dizem que essa vontade vem de repente, mas ainda não me sinto pronta para educar alguém, para não mimar a criança. Ser rígida é uma coisa difícil para mim. Pode ser que daqui a um dia isso mude. Ou daqui a um mês. Isso não é previsível. A gente [ela e Roger] fala sobre isso como qualquer casal, né? Infelizmente, com as nossas carreiras, é difícil planejar, mas dividimos a teoria de que, quando a vontade vier incontrolável, ela chegará para os dois juntos.”

Fofocas

“Como eu comecei cedo e nunca tive curiosidade de ler matérias desse tipo, não sabia bem o que falavam de mim. Só quando cresceu o assédio da mídia sobre minha vida pessoal é que isso começou a me incomodar. E venho batalhando até hoje para reverter isso. As pessoas perguntavam e eu falava tudo porque achava que jornalista era um colega, uma pessoa que desejava o meu bem, e depois não me preocupava em ver o que era publicado. Aí descobri que o primeiro passo era aprender a dizer ‘sobre isso eu não falo’. Às vezes me chamavam para fazer fotos e a produção de roupas era horrorosa, mas eu tinha vergonha de dizer que não queria e acabava vestindo. Aí a Deborah era vista com uma roupa que eu jamais usaria. As imagens foram sendo erradas, trocadas e quando vi já era tarde. Mas isso hoje também não é mais uma grande preocupação, já sofri bastante por não ter sido atenta. Aprendi a ter cuidado e falar só sobre o que realmente acho importante. Nós, mulheres, somos superguerreiras: além de cuidar da casa, da família de origem, da família que a gente constrói, ainda tem o trabalho, tem de ficar bonita. Também não é fácil para mim, não sou perfeita, tenho estrias... É bom dar essa humanizada, as pessoas saberem que também choramos, sofremos, temos problemas. Mas tem um limite, há coisas da minha privacidade que eu realmente quero guardar.”

“APRENDI A TER CUIDADO E FALAR SÓ O QUE
ACHO REALMENTE IMPORTANTE”

Fraquezas

“No ano passado, quando estava em turnê com a peça Mais uma vez amor no Nordeste, tive uma estafa por causa da má alimentação. Foi uma das poucas vezes que saí da dieta e o corpo sentiu. Eu estava comendo loucamente, eram uns dez pastéis de camarão com catupiri, depois moqueca e duas sobremesas. O tempo ocioso durante o dia me dava fome, aí pedia um cheeseburger com batata frita e, na hora de fazer a peça, não conseguia me mexer. O cansaço aumentou a ponto de eu me sentir fraca, sem forças até para levantar e ir ao banheiro. Foram oito meses de turnê com a peça e, por causa da Natalie, voltei à reeducação alimentar e aos exercícios para deixar o corpo bem definido.”

Planos

“Ainda não parei para pensar na minha próxima meta. Preparei-me para a Natalie física e emocionalmente e consegui construir essa mulherona que as pessoas veem numa menina. O tempo não assusta, acho que já vivi tanta coisa boa. Depois disso, o que vier é lucro. De todas as coisas que eu sonhava quando criança, casar, trabalhar, ser atriz, fazer cinema, vilã, mocinha da novela das oito, fazer teatro... consegui tudo muito cedo. Então, acho que o passar dos anos só pode me trazer mais coisas boas, talvez coisas que eu nem tenha sonhado e venham a me surpreender.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Link-Me