domingo, 30 de agosto de 2009

Maya se torna oficialmente viúva

Maya (Juliana Paes) em Caminho das Índias Foto: divulgação

Maya (Juliana Paes) vai ter que se desapegar de toda a vaidade, em "Caminho das Índias". Como Raj (Rodrigo Lombardi) é dado como morto, a indiana é oficialmente uma viúva e como tal tem que se manter casta e sem enfeites. Quando Opash (Tony Ramos), Amithab (Danton Melo), Ravi (Caio Blat) chegam do hospital com o corpo do suposto Raj, já envolto na mortalha, e o colocam no meio da sala, a indiana, aos prantos, cai ao lado dele, de joelhos e braços abertos em posição de entrega. Nayana (Claudia Lira) dá a sentença: "Você está viúva! Sua vida terminou!", diz a mulher de Pandit (José de Areu), quebrando as pulseiras, os enfeites de Maya e a vestindo com sári branco, cor que identifica a mulher que perde o marido. "Eu já não me importo com nada", afirma Maya.

Enquanto isso, a família Ananda, arrasada, prepara o ritual de cremação de Raj. "Vamos leva-lo ao Ganges. Ele há de escapar da roda das encarnações! Quem é cremado na beira do rio sagrado tem mais chances de escapar da roda das encarnações", diz Opash. O comerciante pede que tragam o neto, Niraj. "O filho homem, o filho que vai acender o fogo da pira de seu pai e abrir para ele as portas do paraíso! Meu pequeno Krishna! Luz da vida de seu avô! Você é o meu filho que foi embora! É o meu Raj! Eu vou fazer de você o melhor de todos os homes da nossa casta! Por meu filho, seu pai!", declara o patriaca dos Ananda.

No local da cremação, só estão os homens da família. Depois de pronunciados os mantras, Pandit diz que o filho mais velho deve acender o fogo de seu pai para abrir as portas do paraíso para ele. "Sendo ainda tão criança, que seu avô o conduza para cumprir sua obrigação diante dos deuses!", proclama o sacerdote. Emocionado, Opash se aproxima da pira com o neto e faz com que a mãozinha dele toque a tocha e a acenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Link-Me