quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Feliz, jovem que sugeriu enredo da Tijuca pretende ser carnavalesco

Vinícius, 15 anos, ficou inseguro durante a apuração.
Ideia aceita por Paulo Barros foi enviada pelo Orkut.
Patrícia  Kappen

Ao ouvir as quatro notas dez dadas para o quesito enredo da Unidos da Tijuca, o estudante Vinícius Conceição Ferraz, 15 anos, teve a certeza de que havia dado uma bola dentro e que seu futuro como carnavalesco era uma promessa mais concreta. Assegurada a vitória, ele festejou e se juntou à direção da escola que comemorava o título no palco do Sambódromo. O jovem foi levado pelo G1 até o local para acompanhar a apuração nesta quarta-feira (17).

Nos últimos quatro anos, Vinícius esteve envolvido, emocionalmente, com o carnaval. E, inspirado por um livro, "Atlantis", imaginou o enredo e enviou uma mensagem pela rede social Orkut ao ídolo Paulo Barros, cujo trabalho ele acompanha de perto desde 2006. O enredo "É Segredo" acabou sendo aceito e sagrou a escola campeã.

Patrícia  Kappen

O jovem mora em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, e se declara torcedor do Salgueiro. Mas, neste Carnaval, decidiu torcer pela Unidos da Tijuca porque "o Salgueiro estava feio".

Mas o carinho de Vinícius pela escola tijucana está visível. Toda vez que o garoto abre um sorriso, o aparelho dentário denuncia seu envolvimento, com os elásticos das cores da agremiação: amarelo e azul.

E, no primeiro encontro com o carnavalesco Paulo Barros, antes da apuração, o menino elogiou o desfile e disse que queria ser carnavalesco. Brincando, Paulo Barros deu um conselho: "Tem que pensar bem, ainda dá para desistir".

Durante a apuração, o quesito enredo foi o úlltimo a ser aberto. O nervosismo de Vinícius foi aumentando na medida em que a apuração chegava ao fim. E o garoto tímido começou a esboçar reações animadas assim que foram ficando para trás Grande Rio e Beija-Flor, segundo e terceiros lugares, respectivamente.

"Só falta a Tijuca perder com o enredo. Vou me esconder", disse, preocupado. Quando as notas de enredo começaram a ser lidas, Vinícius se juntou a um grupo maior de integrantes da escola, que não escondiam a alegria ao lado do menino. Na segunda nota dez, Vinícius já dava largos sorrisos, mostrando empolgação.

O carnavalesco Paula Barros abraçou Vinícius, que se juntou ao grupo no pódio de campeão do Sambódromo.

Sonho


Vincius sonha com o carnaval, parece um computador ambulante."Eu me lembro de tudo desde 2006, mas, se você me perguntar o número do meu telefone, eu não sei", disse, depois de citar algumas notas que o jurado Bruno Chateabrind tinha dado em um carnaval anterior para a Beija-Flor.


Os pais de Vinícius, que acompanharam o garoto na apuração, estão orgulhosos. Segundo Ailsa da Conceição, desde a infância Vinícius já dava pistas de que seria artista. "Minhas paredes sofreram", relembra.

Vinícius ficou famoso. O celular dele não parou de tocar, com repórteres querendo uma declaração dele. E apareceu diversas vezes na televisão. Dos amigos, segundo ele, nenhum gosta de samba. Nem em casa ele tem companhia: o pai, Jair Loredo Ferraz, gosta de reggae.

Fama na web

No Orkut, mesma rede que ele usou para dar a sugestão de enredo a Paulo Barros, a sua fama vem crescendo. Hoje pela manhã, no seu perfil no Orkut, o jovem tinha poucos amigos adicionados. Agora à noite, já somam quase 160 e esse número só aumenta. Várias pessoas deixaram depoimentos parabenizando-o.

Ao saber pela reportagem de seu sucesso na web, comemorou: "Caramba! Vou até entrar na internet pelo celular pra ver isso. To ficando fomoso". Ele também usa o site para publicar alguns dos seus croquis de fantasias que desenhou (veja aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Link-Me