A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) iniciou ontem a incineração de cerca de 40 toneladas de drogas apreendidas nas últimas semanas no confronto entre traficantes dos morros Vila do Cruzeiro e Complexo do Alemão e a polícia, na Zona Norte do Rio.O processo, realizado na Usina Presidente Vargas, deve ser concluído por volta das 5 horas de hoje.
As 35 toneladas de maconha, 350 quilos de cocaína e outras drogas. como crack, Ácido Lisérgico (LSD) e lança-perfume, foram trazidas por dois caminhões da Companhia de Limpeza Urbana do Rio (Comlurb), um caminhão da Polícia Militar e um caminhão-baú da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), escoltados por cerca de 20 homens da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core); uma equipe de batedores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e duas aeronaves, também da Core e da PRF.
A carga foi inicialmente incinerada de forma simbólica em uma área de aquecimento, na oficina de manutenção de carros-torpedo – que transportam o ferro Gusa (líquido de primeira fusão). Seria enviada em seguida para a Aciaria do Alto Forno 3 (AF-3). O trabalho de incineração iniciou às 15h30min e, segundo o chefe da Delegacia de Combate às Drogas (Decod), delegado Márcio Esteves, o processo levaria cerca de 24 horas para ser concluído.
De acordo com o gerente operacional do AF-3, Cláudio Márcio Araújo, os carros-torpedos têm temperatura de 700 a 800° C. “Depois realizaremos o processo de retirada de impurezas: o material incinerado será banhado com metal líquido de temperatura acima de 1,2 mil° C. Essa purificação deixa o metal sem resíduos”, explica.
75 toneladas em 2004
A última vez em que a CSN realizou um trabalho desses foi em 2004, quando em um ato de comemoração da Semana Nacional do Combate às drogas pelo menos 75 toneladas de drogas foram incineradas. “Desta vez não haverá possibilidade de desvio de drogas, porque toda a equipe - da Polícia Civil e peritos - estará acompanhando o processo e só sairá do local depois que toda a droga estiver em gusa”, garantiu o delegado Márcio Esteves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário