Histórias de Don Corleone e Édipo também serviram de base para caracterizar atitudes do personagem
Márcio (Thiago Fragoso) chocou a todos durante a festa do Grupo Hayalla. Revoltado com a ambição e o egocentrismo de seu pai, o rapaz apareceu completamente nu no evento. Essas atitudes aparecem na trama com grande influência de São Francisco de Assis, Édipo e Don Corleone.
Assim como o músico, São Francisco era filho de um comerciante e viveu grande parte de sua juventude aproveitando-se da situação financeira do pai. No entanto, após ter uma revelação divina, o santo abdicou do dinheiro para viver com modéstia e ajudando aos pobres.
“São Francisco de Assis resolveu se livrar de todo o material em sua renúncia a todos os bens mundanos, assim como é o desejo do Márcio”, destaca o ator Thiago Fragoso.
A história de Márcio também se assemelha à de Édipo. De maneira figurada, Márcio pode ser comparado ao personagem da mitologia grega por seus sentimentos negativos com relação ao pai e pelo instinto protetor pela mãe, Clô Hayalla (Regina Duarte).
O autor de O Astro, Alcides Nogueira, afirma: “Esse momento do Márcio é emblemático. Não é apenas o repúdio ao universo do pai, mas a afirmação contundente da sua pureza.”
As raízes do herdeiro Hayalla não terminam por aí. Salomão Hayalla (Daniel Filho) lembra muito o protagonista da saga “O Poderoso Chefão”, Don Corleone. O grande chefe da máfia controlava seus negócios de maneira fria e objetiva e, assim, exigia a mesma postura de seus afilhados. Porém, como Márcio, seus familiares tinham uma natureza humana que os impediram de seguir o mesmo ramo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário