quarta-feira, 27 de maio de 2009

The Sims 3' dá mais liberdade ao jogador; saiba mais

Desde que surgiu, o The Sims é uma febre. Lançado no ano 2000, o único problema da primeira versão é que ela não conseguia manter o mesmo nível de interesse do jogador por muito tempo. Não raro, depois de três meses jogando, o jogador já estava no último nível de emprego, tinha comprado um aparelho de TV de última geração, uma jacuzzi e morava em uma casa de luxo. A partir daí, muitos jogadores iniciavam uma saga de matança dos vizinhos para ter alguma diversão.

Esse problema de falta do que fazer no jogo foi parcialmente resolvido com a segunda versão e, definitivamente, chegou ao fim com a terceira. The Sims 3 traz uma combinação elaborada de tarefas que possibilita que o jogador, caso esteja disposto, não precise cometer loucuras para se entreter.

Mapa gigantesco

A primeira visão do jogo é um gigantesco mapa. Na vizinhança há cinema, livraria, mercado, restaurante, centro empresarial, parque, biblioteca, departamento de polícia, prefeitura, hospital, armazém, spa, piscina, academia, cemitério, laboratório, estádio de futebol, base militar, cataratas, fontes, uma longa praia, além de terrenos e uma série de casas desocupadas.

Criando o Sim

Após dar uma espiada onde pretende colocar sua casa, a criação do personagem também chama atenção. Usando peças pré-determinadas da ferramenta, é possível atingir um nível de semelhança grande do real, mas, se o jogador for perfeccionista, pode ainda alterar manualmente cada detalhe.

Ainda durante a criação do personagem, o jogador tem o primeiro contato com a ferramenta de caracterização, que promete fazer sucesso nas comunidades de The Sims. Caso deseje, o jogador pode criar um personagem azul, verde ou rosa.

Outra novidade é o sistema de personalidade e desejos futuros. O jogador escolhe cinco traços e o jogo mistura tudo e dá cinco opções de "desejos para vida", que trazem recompensas se alcançados durante o jogo.

O jogo começa

Com o Sim pronto, o usuário escolhe um terreno - há um bem baratinho na beira da praia, fica aqui a dica! - e constrói sua casa. O modo construção agora vem com imagens que separam cada item dos cômodos, o que torna a construção mais simples. O preço dos materiais, porém, parece ter inflacionado. Com o dinheiro inicial só é possível construir uma casa bem pequena.

Quanto aos móveis e eletrodomésticos, agora você pode escolher as cores de todos eles, o que tirou a graça de comprar uma geladeira mais incrementada - a linha branca é mais barata que a colorida, tanto na vida real como no jogo.

Complicação inicial

No primeiro contato com o jogo, fica difícil administrar um mapa gigante como o de The Sims 3 e seu personagem. Se perder é normal, mas a habilidade vem com o tempo. Depois de algumas horas de jogo, se localizar fica mais fácil.

Caso você consiga economizar algum dinheiro após a construção da casa, vale a pena investir nos estudos, você será recompensado na hora de procurar um emprego.

Andando pelo mundo

Ao contrário do que acontecia nas versões antigas, no The Sims 3 você não precisa mais esperar pela visita de seus vizinhos, você pode ir até a casa deles. Tudo depende da visita ser liberada. Se eles toparem te receber, você pode até usar todos os móveis e aposentos da casa alheia. Nos parques e praças também há pessoas que se relacionam com o seu personagem, assim fica mais fácil fazer amigos.

Outra diferença é que não é mais preciso esperar pelos jornais ou procurar empregos no computador. Essas opções continuam possíveis, mas você pode ir até os lugares, como uma lanchonete ou um departamento de polícia, e pedir emprego. Você também pode abdicar da carona e ir trabalhar correndo.

Você não é o centro do mundo

A vida no mundo no The Sims 3 acontece sem a sua intervenção. É comum, por exemplo, seus vizinhos brigarem enquanto você está no trabalho. As pessoas se conhecem, se casam, evoluem no emprego, tudo sem que você saiba ou tenha interferência sobre os fatos.

Opções

As configurações dos The Sims 3 permitem que você utilize um nível de detalhamento muito alto, se desejar. Mas, com o tamanho do mapa, é provável que seja necessário usar o nível mais baixo. O jogo dá uma ampla margem de mudança neste quesito.
A cidade também é toda passível de edição. Os estabelecimentos, porém, só contam com a parte externa. Os lotes podem ser demolidos.

Ponto positivo

Liberdade! O jogador tem mais opções para criar seu personagem, para andar pela cidade, para se relacionar, para arrumar emprego. O jogo ficou livre de algumas amarras.

Ponto negativo

A ferramenta de caracterização - que é muito útil na hora de escolher roupas, por exemplo - foi banalizada e estendida a quase tudo do jogo, tirando a necessidade de comprar coisas mais incrementadas.

Promessa

A comunidade online para possuidores do The Sims 3 deve ser um dos grandes trunfos do jogo. Cada dono de um CD original terá direito a um perfil na comunidade, onde poderá trocar filmes com outros jogadores e fazer downloads.

Especulação

O jogo traz todas as limitações que as versões antigas traziam. Ou seja, é de se esperar que em breve surjam pacotes de expansão para que o personagem possa sair de férias ou ter animais. ServiçoThe Sims 3 chega às lojas no próximo dia 5 de junho, mas está sendo comercializado em pré-venda em duas versões. A regular, que custa R$ 99,90 e traz de brinde um código para o download de uma música da banda Ladytron. E a versão para colecionadores, que traz um pôster com o mapa do The Sims 3, um código para o download de um carro exclusivo e uma embalagem diferenciada, o preço é R$ 139,90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Link-Me